A comichão no couro cabeludo pode muitas vezes ser desconfortável e, por vezes, insuportável, mas compreender mais sobre as possíveis causas pode ajudá-lo a cuidar melhor do seu couro cabeludo.
Condições da pele do couro cabeludo
Se tiver comichão no seu couro cabeludo, pode ter um problema de pele que está a afetar essa zona:
Caspa
Pensa-se que cerca de 50% das pessoas terão caspa em algum momento da vida. A principal causa da caspa é o crescimento excessivo de um fungo chamado Malassezia. A Malassezia está naturalmente presente no couro cabeludo, mas pode causar reações adversas em algumas pessoas. Os sintomas da caspa são comichão e descamação, sem qualquer inflamação visível. É considerada uma forma ligeira de dermatite seborreica.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica pode causar comichão, descamação e inflamação na zona do couro cabeludo. A condição afeta partes da pele que possuem glândulas sebáceas ou produtoras de óleo. Além do couro cabeludo, pode sentir estes sintomas no rosto, nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito. Tal como a caspa, a dermatite seborreica também é provocada pelo fungo Malassezia.

Psoríase
Outra condição de pele que pode causar comichão no couro cabeludo é a psoríase. Embora seja menos comum do que a caspa, estima-se que a psoríase ainda afete cerca de 2% das pessoas. É uma doença autoimune, o que significa que é causada por uma resposta do sistema imunitário; novas células da pele são produzidas a um ritmo mais rápido do que o normal, o que leva à descamação. A aparência difere da caspa e da dermatite seborreica – a psoríase provoca normalmente manchas vermelhas e secas na pele, cobertas por escamas prateadas.
Dermatite de contacto
Desencadeada pelo contacto com um alergénio ou irritante, a dermatite de contacto é um tipo de eczema que faz com que a pele fique seca e irritada. A reação ocorre normalmente dentro de horas ou dias após o contacto. Muitas vezes, os sintomas desaparecem se a pele for mantida livre da substância que causou a irritação. Os ingredientes de certas tintas, produtos para o cabelo – e até acessórios para o cabelo – podem desencadear dermatite de contacto.
Dermatite Atópica
A dermatite atópica é um tipo de eczema causado por uma variação genética que impede a pele de se proteger totalmente de fatores externos. As áreas afetadas da pele podem ficar secas, com comichão, acidentadas e gretadas. É uma condição crónica, pelo que pode reaparecer em ciclos, com períodos de remissão.
Foliculite
A comichão também pode ser causada por foliculite, uma condição que decorre de uma infeção bacteriana ou fúngica e que causa inflamação dos folículos capilares. Isto pode aparecer como pequenas protuberâncias vermelhas ou borbulhas brancas, que podem evoluir para feridas se não forem tratadas.