O que é a caspa?
Primeiro, é fundamental perceber o que é realmente a caspa. São escamas mortas de pele que se desprendem do couro cabeludo. Uma vez que o couro cabeludo, tal como a pele do corpo, se renova a si mesmo, as escamas imperceptíveis na superfície do couro cabeludo são naturais e são uma condição que nos afeta a todos. No entanto, se a pele começar a descamar mais ou se os flocos se tornarem mais difíceis de remover do couro cabeludo, ocorre a caspa.
Quais são as causas da caspa?
A causa mais comum da caspa é o crescimento excessivo de um fungo semelhante a uma levedura, chamado Malassezia, que ocorre naturalmente no couro cabeludo. No entanto, se houver crescimento excessivo, o couro cabeludo desenvolve inflamação, o que resulta em caspa. Pode haver uma série de outras causas para o aparecimento da caspa, como produtos capilares utilizados incorretamente, dieta inadequada, stress, falta de vitaminas e minerais, algumas doenças ou até mesmo apenas um couro cabeludo seco.

Qual é a diferença entre caspa seca e oleosa?
A caspa seca está associada ao couro cabeludo seco e com descamação. Reconhecemo-la porque a descamação tende a ser pequena e fina, e está frequentemente associada a comichão no couro cabeludo e é visível nos ombros como uma fina camada esbranquiçada.
Ao contrário, a caspa oleosa tende a ser maior e em forma de escamas e adere mais ao couro cabeludo e ao cabelo. As pessoas que sofrem de caspa oleosa tendem a ter também cabelo oleoso. O tratamento para a caspa deve sempre depender se sofre de caspa seca ou oleosa.
Para a caspa seca, experimente champôs para couro cabeludo sensível e seco
Se a caspa seca é o seu problema, tem de escolher os produtos capilares certos. Neste caso, os champôs desenvolvidos para as necessidades do couro cabeludo seco e sensível são a escolha certa, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível, que procura não só reduzir a sensação de comichão como aumentar a hidratação do couro cabeludo. Por outro lado, os champôs desenvolvidos para combater a caspa oleosa não são recomendados neste caso, pois podem agravar o problema do couro cabeludo seco.
Como combater a caspa oleosa?
No caso de precisar de combater a caspa oleosa, opte por champôs anticaspa. A escolha do champô certo deve depender da gravidade do problema. Os champôs anticaspa de tratamento, como o Nizoral® Champô (Medicamento Não Sujeito a Receita Médica) contêm frequentemente ingredientes anti inflamatórios e calmantes, bem como componentes antibacterianos e antifúngicos, que incluem, neste caso, cetoconazol. Além do champô anticaspa de tratamento, pode acrescentar aos cuidados do cabelo e do couro cabeludo, um tónico capilar, como o Nizoral® Care Tónico Capilar, e um champô anticaspa diário de manutenção para um couro cabeludo oleoso sem que prejudique a barreira cutânea capilar, como o Nizoral® Care Champô Couro Cabeludo Oleoso.
Caspa vs. couro cabeludo seco
A caspa nem sempre é a causa da comichão e descamação do couro cabeludo; o facto do couro cabeludo ser seco também pode ser uma causa. Como saber em qual das situações se encontra?
O couro cabeludo seco está muitas vezes associado a cabelos secos, que se partem facilmente e não têm brilho natural. As pessoas com couro cabeludo seco apresentam frequentemente pele seca. Também podem sofrer de comichão e irritação na pele.
Quais as causas do couro cabeludo seco?
As causas mais comuns de couro cabeludo seco incluem lavar o cabelo com muita frequência, usar champôs inadequados, secar com secador quente com frequência, stress, dieta inadequada e falta de vitaminas e minerais importantes.
Como cuidar do couro cabeludo seco?
Para o cuidado do couro cabeludo seco, uma nutrição adequada e a ingestão regular de água são essenciais. Claro que a escolha certa dos produtos para o cabelo também é importante. Os champôs devem ser formulados para cuidar do couro cabeludo seco, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível. Os produtos hidratantes não agressivos, sejam sob a forma de condicionadores, máscaras capilares, óleos capilares ou séruns e tónicos com ingredientes antibacterianos, que ajudam a restaurar o equilíbrio natural do couro cabeludo ao mesmo tempo que hidratam a pele, também ajudam a revitalizar o couro cabeludo seco, como o Nizoral® Care Tónico Capilar e o Nizoral® Care Condicionador.
Evite secar o cabelo com ar quente, usar produtos de styling com muita frequência e lavar o cabelo com água quente.