Comichão no couro cabeludo: possíveis causas e consequências
A comichão no couro cabeludo é normalmente acompanhada de descamação da pele, pele seca e vermelhidão. A comichão é compreensivelmente muito incómoda, por isso é importante encontrar a causa da comichão o mais rapidamente possível e lidar com o problema imediatamente. Se a irritação da pele piorar, podem também ocorrer danos no cabelo e a sua queda excessiva.
Quais são as causas mais comuns de comichão no couro cabeludo?
A resposta não é única. Na verdade, podem existir vários motivos. Algumas das causas mais comuns incluem caspa, psoríase, dermatite seborreica, pele desidratada, reações alérgicas causadas por tinta de cabelo, lavar o cabelo com muita frequência ou lavar o cabelo com água muito quente e também produtos capilares escolhidos e/ou utilizados incorretamente. A comichão no couro cabeludo também pode ser causada por piolhos, micose, stress excessivo ou água demasiado calcária.
A comichão no couro cabeludo está sempre relacionada com a caspa?
Como já descrevemos, uma das possíveis causas – e a mais comum – da comichão no couro cabeludo é a caspa. Mas porque razão surge a caspa? Uma causa comum é o crescimento excessivo do fungo semelhante à levedura Malassezia devido à produção excessiva de gordura ou a uma tendência individual para a inflamação da pele.
Como tratar a comichão no couro cabeludo
Como se livrar da comichão no couro cabeludo? Em primeiro lugar, precisa de descobrir a causa subjacente. Porque causas diferentes exigem soluções diferentes. Embora, por vezes, uma escolha adequada de produtos capilares ajude, o problema precisa de ser resolvido de uma forma diferente. Por exemplo, no caso de uma reação alérgica, os medicamentos antihistamínicos irão parar a comichão na pele. Se a comichão for provocada por um parasita – piolhos – é necessário recorrer a um tratamento para a pediculose.
Um champô e um cuidado especial para a comichão no couro cabeludo ajudarão?
Se a caspa causada pelo crescimento excessivo de Malassezia estiver na origem da comichão no couro cabeludo, um champô diário para a comichão no couro cabeludo contendo substâncias que impedem o crescimento excessivo de fungos semelhantes a leveduras pode ajudar resolver o problema de forma contínua, como o Nizoral Expert Champô Diário.
Um champô bem escolhido também pode ajudar se a causa da comichão for o couro cabeludo seco. Neste caso, opte por um champô especial para o couro cabeludo seco e com comichão, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível.
Pode também tratar o couro cabeludo com um tónico, que limpa e hidrata o cabelo e a pele, como o Nizoral® Care Tónico Capilar.
Como prevenir a comichão no couro cabeludo
